20 de abril de 2012

SOSSELLA ENTREVISTA DOUTORA LETICIA



MARIA LETICIA FAGUNDES, FORMADA EM MEDICINA PELA FACULDADE EVANGELICA DE MEDICINA DO PARANÁ, E POS GRADUADA PELA USP
ATUA A 25 ANOS COMO GINECOLOGISTA

MEDICA LEGISTA E PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DOS MEDICOS LEGISTAS


ESTUDIO SOSSELLA
A SUA HISTORIA COM MEDICINA COMEÇA EM QUE MOMENTO ? (FALAR DA MESMA FORMA A HISTORIA COM GINECOLOGIA)

DOUTORA LETICIA
ANTES DE FAZER MEDICINA, ESTUDEI DIREITO. MAS NA FACULDADE OBSERVEI QUE MEU TALENTO ERA MESMO PARA A ÁREA BIOLÓGICA.DAI TRATEI DE FAZER VESTIBULAR  DE MEDICINA,E TENHO SIDO MUITO FELIZ NA MINHA CARREIRA.FORMADA HÁ 26 ANOS, SOU ESPECIALISTA E GINECOLOGIA E VIDEOCIRURGIA GINECOLÓGICA.


ESTUDIO SOSSELLA
E TRABALHAR COMO MEDICA LEGISTA, QUAL A HISTORIA ?

DOUTORA LETICIA
DURANTE A FACULDADE TODOS OS ESTUDANTES DE MEDICINA E DIREITO FAZEM ESTAGIO OBRIGATÓRIO NO IML , NA CADEIRA DE MEDICINA LEGAL. AS AULAS MINISTRADAS NO INSTITUTO JAMAIS SÃO ESQUECIDAS. LÁ, A MEDICINA LEGAL SE MOSTRA, NA SUA ESSÊNCIA, INTEIRA AO GRADUANDO DA ARTE MÉDICA OU JURÍDICA.AO VER O CORPO JÁ SEM VIDA ACEITAMOS O CICLO DA VIDA, NOSSA FINITUDE E INSIGNIFICÂNCIA. CRESCEMOS E AMADURECEMOS NO RELATO DAS VÍTIMAS E DOS AGRESSORES.E É DIANTE DESTA REALIDADE, DO MAIS CRUEL DOS MUNDOS QUE, PARA ALGUNS, UM LIVRO DE INDAGAÇÕES SE ABRE E O SENTIDO INVESTIGATIVO É AGUÇADO, ESCOLHEMOS ENTÃO, SER LEGISTAS, CRIMINALISTAS, PATOLOGISTAS FORENSES, PESQUISADORES, ESTUDIOSOS , PROFESSORES...


ESTUDIO SOSSELLA
MEDICA LEGISTA E C.S.I. ? O QUE EM COMUM, O QUE É FANTASIA ?

DOUTORA LETICIA
CSI É O SONHO DE QUALQUER MEDICO LEGISTA. INFELIZMENTE NOS FALTA AQUI NO BRASIL A TECNOLOGIA.


ESTUDIO SOSSELLA
FALE SOBRE O PROJETO MAIS MARIAS

DOUTORA LETICIA
A CAMPANHA MAISMARIAS CONTRA A VIOLÊNCIA TEM COMO OBJETIVO  INFORMAR SOBRE A LEI MARIA DA PENHA. EM VIGOR NO BRASIL DESDE 2006, ESSA LEI É RESPONSÁVEL POR PROTEGER A SUA FAMÍLIA, AMIGOS E COLEGAS CONTRA A VIOLÊNCIA DE DIVERSOS TIPOS.APESAR DOS CINCO ANOS DA LEI, OS DADOS DE AGRESSÃO NO PAÍS NÃO DIMINUÍRAM DE FORMA EXPRESSIVA E GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO SEQUER CONHECE SEUS DIREITOS QUANDO SÃO VITIMADAS PELAS MAIS DIVERSAS FORMAS DE VIOLÊNCIA, COMO A DOMÉSTICA, A FÍSICA E A PSICOLÓGICA.DADOS DO INSTITUTO MÉDICO LEGAL (IML) AFIRMAM QUE OS PRINCIPAIS AGRESSORES ESTÃO DENTRO DAS CASAS DAS VÍTIMAS. SÃO MARIDOS, PAIS, IRMÃOS, TIOS; O QUE DEIXA A MULHER AGREDIDA COM MEDO E VERGONHA DE DENUNCIAR.


ESTUDIO SOSSELLA
POR QUE ENTRAR NA POLITICA ?

DOUTORA LETICIA
PERCEBI QUE A POLÍTICA MUDA A VIDA DAS PESSOAS, E PERCEBI TAMBÉM QUE COSTUMAMOS MAIS CRITICAR DO QUE PROPRIAMENTE PROPOR SOLUÇÕES. POIS BEM , QUERO SAIR DESTE CONTEXTO E QUERO CONTRIBUIR NA VIDA DAS PESSOAS COM MINHA EXPERIÊNCIA DE VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL..COMO MULHER, PENSO QUE ESTE É O SÉCULO DA MUDANÇA DO GÊNERO. HOMENS E MULHERES DEVEM PARTILHAR IGUALMENTE AS OPORTUNIDADES, E POR ISSO QUESTIONO NA POLÍTICA A PARTICIPAÇÃO TÃO POUCO EXPRESSIVA ATUALMENTE DAS MULHERES. QUERO FAZER PARTE DA MUDANÇA.