21 de dezembro de 2015

UM NATAL DE SOLIDARIEDADE - JELSON DE OLIVEIRA



2015, COMO NENHUM OUTRO, FOI UM ANO DE CRIANÇAS MORTAS.

NÃO SÓ DAQUELAS QUE GANHARAM NOMES, ROSTOS, HISTÓRIAS, TRAGÉDIAS PRÓPRIAS.


UMA DELAS FOI AYLAN KURDI : SEUS TRÊS ANOS DESPERDIÇADOS NA AREIA FRIA DAQUELA PRAIA TURCA, DESPERTARAM O MUNDO POR UM INSTANTE, AINDA QUE TUDO PAREÇA TER CONTINUADO COMO ANTES.


EPIDEMIOLOGISTAS AFIRMARAM QUE CRIANÇAS SÃO 27% DOS MORTOS POR BORBARDEIOS NA GUERRA DA SÍRIA - NINGUÉM PARECE TER OUVIDO.

DEPOIS OUVIMOS FALAR DO HERINALDO VINÍCIUS DE SANTANA, DE 11 ANOS, EXECUTADO NUM BECO DO COMPLEXO DO CAJU, NO RIO DE JANEIRO, POR UM POLICIAL DA UNIDADE PACIFICADORA, ENQUANTO PRONUNCIAVA SUAS ÚLTIMAS PALAVRAS : 'QUERO MINHA MÃE' - NENHUMA FRASE (NA FORMA DE UMA DESEJO) SERIA MAIS CONTUNDENTE.


DEPOIS DELE, CONTUDO, OUTRAS CRIANÇAS CONTINUARAM A MORRER. 

A MESMA MATERNIDADE QUE NÃO CHEGOU A TEMPO DE SOCORRO, NO RIO DE JANEIRO, CHOROU A MORTE DE THIAGO DAMASCENO SANTOS, DE 7 ANOS, LEVADO PELA LAMA CRIMINOSA DA BARRAGEM DA VALE/SAMARCO.

ELE NÃO FOI O ÚNICO. 

OUTROS CORPOS INOCENTES FORAM SEPULTADOS PELOS DEJETOS DA MINERADORA :
ANA CLARA DOS SANTOS SOUSA, DE 4 ANOS
EMANUELE VITÓRIA E MATHEUS DIAS BATISTA, DE 5 ANOS
E O PEQUENO YURI DIAS BATISTA, DE 90 DIAS

ANTES DELES, NO RIO GRANDE DO SUL, AS IRMÃS INDÍGENAS CHAIANE SOARES LEME, DE 15 ANOS E TAÍS SOARES LEME, DE 9 ANOS E SUA PRIMA FRANCIELE DOS SANTOS SOARES LEME, DE 14 ANOS TIVERAM SUA INFÂNCIA CORTADA POR UM CAMINHÃO ENQUANTO ESPERAVAM O TRANSPORTE PARA IR À ESCOLA. 
O MOTORISTA FUGIU SEM PRESTAR SOCORRO, ENQUANTO, DO OUTRO EXTREMO DO PAÍS, NO VALE DO JAVARI, OESTE DO AMAZONAS, OS GOVERNOS FUGIAM DAS RESPONSABILIDADES DIANTE DE VINTE CRIANÇAS INDÍGENAS DE ATÉ 1 ANO DE IDADE MORTAS DE DESNUTRIÇÃO, MALÁRIA E HEPATITE. 
SUAS FOTOS NÃO EMOCIONARAM MUITA GENTE ... ELAS SÃO APENAS ALGUMAS DAS 165 MILHÕES DE CRIANÇAS DESNUTRIDAS QUE SE ARRASTAM NA PAISAGEM DO MUNDO EM NOSSOS DIAS, COM POUCA ATENÇÃO DOS SISTEMAS.

ESSA NOSSA MENSAGEM DE NATAL DEVERIA SER DE ALEGRIA. 
FINALMENTE UMA CRIANÇA ESTÁ NASCENDO EM CADA ESQUINA, EM CADA ESTRADA, EM CADA NOVO ASSENTAMENTO ... E COM ELA, O MENINO JESUS VEM DE NOVO AO MUNDO ANUNCIAR SUAS ESPERANÇAS. A MENSAGEM DEVERIA SER DE ALEGRIA. MAS NÃO É.
O NATAL DAS LUZES E DOS PRESENTES NÃO PODE SUPLANTAR A DOR HUMANA DESSES INOCENTES E DE TODOS OS OUTROS, QUE CONTINUAM VÍTIMAS DA FOME, DA GUERRA E DA LAMA AR REDOR DO MUNDO. EM MARIANA, MUITAS CRIANÇAS ESTÃO FORA DE SUAS CASAS. NA GUERRA, MUITAS CRIANÇAS ESTÃO ÓRFÃS, VIVENDO EM CAMPOS REFUGIADOS OU ERRANDO PELA EUROPA EM BUSCA DE UM FUTURO. 
NAS FAVELAS DO MUNDO, MUITAS DELAS CONTINUAM MORRENDO NAS MÃOS DA POLÍCIA.
AS CRIANÇAS DO JAVARI TAMBÉM PERMANECEM COM FOME.
NESSE NATAL, OU A FESTA SERÁ DE SOLIDARIEDADE COM ESSAS CRIANÇAS, OU NÃO SERÁ.
UMA CRIANÇA ANÔNIMA, REFUGIADA SÍRIA, PARECE NOS ENSINAR A LIÇÃO : ELA EMOCIONOU A POLÍCIA ALEMÃ AO DESENHAR SEUS DOIS MUNDOS : DE UM LADO O TERRAR DA DESTRUIÇÃO; DE OUTRO, A ESPERANÇA DA PAZ ...

INSPIRADOS PELO MENINO-DEUS QUE CHEGA E ESTÁ CONOSCO, E NOS HABILITA, E NOS APELA, VIVAMOS ESSE NATAL COM A SOLIDARIEDADE RADICAL DE QUEM ESCOLHE PARA A FESTA NÃO UM CONCEITO ABSTRATO, MAS UMA ATITUDE CONCRETA DE APOIO E SERVIÇO COM ESSES INOCENTES.

RECUPERAR O SENTIDO PLENO DO NATAL DEPENDE DISSO.
FAÇAMOS DESTE, UM NATAL DE SOLIDARIEDADE, PARA QUE ELE SEJA UM NATAL DE FELICIDADE !
CELEBREMOS A ESPERANÇA E NÃO A DESTRUIÇÃO.
PARA ISSO SÓ HÁ UM CAMINHO : A SOLIDARIEDADE.

SE FOR ASSIM, FELIZ NATAL !

JELSON OLIVEIRA - COORDENADOR DO CURSO DE FILOSOFIA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUC - PR)